6 de abril de 2012

Preview de Far Cry 3

De todos os jogos com lançamento garantido para este ano, Far Cry 3 é o título AAA que mais precisa impressionar caso queira se sobressair. Afinal, diferente de Assassin’s Creed 3, a terceira sequência do shooter não tem uma história épica para finalizar, e também está desprovida de um legado impecável que garante boas vendas, como é o caso de BioShock.

Ainda tem o fato de que os tempos mudaram desde o primeiro título, que mostrou força com gráficos soberbos e um mundo aberto que parecia inconcebível para época, de tão grande e bonito. Hoje, os jogos de peso no género dos FPS estão muito mais maduros, sendo que muitos conseguem entregar tudo isso, além de ainda estarem providos de uma campanha single player ótima e uma experiência multiplayer melhor ainda, como é o caso de Battlefield 3.


Mesmo assim, se as coisas saírem de acordo com os trailers e promessas da Ubisoft, Far Cry 3 tem os requisitos para, pelo menos, causar uma ótima impressão. 

*continua
Multiplayer que promete

Far Cry 3 está dotado de uma campanha com muito conteúdo, uma trama envolvente e um mundo tão grande, vivo e bonito quanto o visto no primeiro jogo da Crytek. Ainda assim, não estava claro se a parte da jogatina na internet também seria tão boa. Até agora.


Como podemos ver no vídeo acima (testes do site VG24/7, aqueles que gostam de jogar com os amigos vão poder se divertir com muito mais do que o modo mata-mata “whatever” visto em Far Cry. Para começar, o novo título vai contar com vários tipos diferentes de jogo, incluindo o tradicional “Capture The Flag” e“Capture and Hold”.


Recursos especiais

Neste modo, as duas equipes precisam conquistar os três pontos no mapa e ainda mantê-los sob controle pelo maior tempo possível. Nada de muito diferente até aqui, mas esta é a modalidade que justifica o uso de uma série de recursos novos e interessantes, como ataques aéreos.


Não está claro se o jogador precisa obter um item ou se ele ganha o direito de chamar este ataque com os pontos, mas, uma vez ordenado, o “Air Strike” pode limpar toda uma área de inimigos em um instante. Outro recurso interessante é o “Battlecry”, uma espécie de brado de batalha que, quando ativado perto dos seus companheiros, dá a eles um bónus de precisão para a arma e até um breve aumento sobre a velocidade com que podem correr.


Além das armas rotineiras, como rifles e granadas, o modo multiplayer do jogo também vai ganhar um bom recurso que foi importado da história solo, algo chamado de gás laranja. O equipamento atua como uma granada de fumaça, que faz com que todos os jogadores no alcance da nuvem fiquem desorientados e comecem a ver as coisas de um jeito fantasmagórico. O gás também pode se alastrar com explosões de itens específicos no cenário.



Kill Cam

Assim como já aconteceu com outros jogos, como os da franquia Call of Duty, Far Cry 3 também vai ter uma espécie de Kill Cam, que faz o seu próprio assassinato parecer mais cinemático. O modo é ativo sempre que você morrer e mostra com muita precisão a posição do inimigo quando o adversário deu o último tiro, a arma que ele usou e até a direção dos projéteis — tanto dele quanto seus.


Desfecho interessante para as batalhas

Tudo o que comentamos até agora é muito interessante, mas nada muito inovador. Porém, Far Cry 3 ainda trouxe mais um recurso (possivelmente inédito) que promete fechar toda as partidas multijogador com chave de ouro: a execução. Ao final de cada batalha, todos os participantes vão poder assistir a uma pequena animação. Nela, o melhor jogador da equipa perdedora aparece amarrado e de joelhos perante a equipa que venceu.


Neste momento, aquele que liderou a equipa vencedora pode fazer uma escolha: matar o oponente que mais ofereceu resistência na outra equipa ou deixar que ele saia vivo. Não é certo o que o executado pode ganhar ou perder com esta decisão, mas pelo menos o constrangimento (ou felicidade) é garantido.

Far Cry 3 tem lançamento previsto para setembro de 2012 nas plataformas Xbox 360, PlayStation 3 e, claro, PCs.


Preview cedida por parte do Baixaki Jogos e escrita no novo acordo ortográfico

0 comentários: