4 de junho de 2012

Rescaldo Nintendo Direct Pre-E3 2012


Satoru Iwata, Presidente da Nintendo, foi o único protagonista da conferência Nintendo Pré-E3 2012 e como seria de esperar a Nintendo Wii U foi o grande destaque. Foram revelados alguns novos detalhes sobre o comando, sobre o sistema da consola e até sobre interatividade entre a comunidade de jogadores.
Iwata confirmou os rumores que indicavam analógicos redesenhados em relação ao protótipo apresentado na E3 2011 e mais do que isso, foram feitos ajustes à parte traseira do comando para melhorar a forma como acomoda as mãos e até a posição de alguns botões foi ajustada.

O Nintendo Wii U GamePad recebeu grande destaque nos momentos iniciais e um dos elementos de realce foi o NFC reader/writer. Isto permite ao comando da Wii U ultrapassar a barreira dos videojogos e assumir outras funcionalidades, como servir de comando TV por exemplo.

O potencial de dois ecrãs foi evidenciado na apresentação do ano passado mas agora Iwata reforçou uma relação mais dinâmica entre a TV e o ecrã no comando. Para além de permitir duas perspetivas no mesmo jogo, e até usar o ecrã no comando como auxílio, foi revelada a capacidade de desenhar no ecrã do comando e ainda a presença do giroscópio e controlos por movimentos.

A Nintendo demonstrou ainda a capacidade do comando em funcionar em separado da TV para alguns jogos mais casuais e para algumas funções específicas de alguns jogos. Isto permite que o jogador "se livre" da televisão e não pare de jogar quando outra pessoa ocupa a TV.

Foi também anunciado o Nintendo Wii U Pro Controller, um comando mais ao estilo clássico que vai ser vendido em separado e permite aos jogadores acederem a uma alternativa no controlo dos seus jogos. É um comando que procura colmatar quaisquer falhas que possam ficar por preencher mas de momento não foi revelado o preço.



Durante um vídeo promocional foi demonstrada uma nova forma da comunidade de jogadores interagir consigo mesma. Um jogador que se vê face a dificuldades com um jogo, envia através do comando uma mensagem para os fóruns a explicar o seu problema. Por todo o mundo, os jogadores vão ler esse problema e vão poder ajudar o jogador que não consegue passar determinada parte do jogo. Tudo enquanto o jogo fica em estado de pausa.

Mais do que colocar mensagens em fóruns, foi demonstrada a capacidade para falar com amigos em video-conferência para dois jogadores partilharem experiências e obterem ajuda. A Nintendo acredita que isto é uma forma muito mais pessoal e dinâmica de reunir a comunidade em torno dos seus jogos.

Mii Wara Wara é o termo usado pela equipa de desenvolvimento para descrever este novo sistema que reúne não só a nossa lista de amigos mas todos os jogadores que falam a nossa língua e que estão a jogar o mesmo jogo que nós. No menu da consola e do ecrã do comando podemos ver quais os jogos que estão a jogar e quais os seus comentários sobre os mesmos.

Foi também apresentado um novo sistema chamado MiiVerse que pode ser usado pelas equipas de desenvolvimento e que vai servir para ligar as comunidades de jogadores. O MiiVerse não vai só ligar os jogadores como vai criar mais empatia, quer seja pelo uso de mensagens de texto e imagem entre os jogadores como os vai ligar quando não estão a jogar ao mesmo tempo.



Iwata confirmou ainda que o MiiVerse vai ser uma janela social que vai mais além da Nintendo Wii U e que vai ser possível aceder ao MiiVerse através da Nintendo 3DS, PC e smartphones. É uma aplicação que deve chegar no lançamento mas tal não está ainda confirmado por inteiro.

O uso do ecrã no comando para aceder a um navegador na internet foi a forma como a Nintendo demonstrou as capacidades para usar dois ecrãs em meios sociais. O exemplo dado foi que quem usa o comando vê e prepara as coisas enquanto os restantes que olham para a TV esperam pelo que vai surgir. Ao longo da conferência a forma como o ecrã no comando funciona em separado do ecrã na TV foi fortemente realçado.

Mais empatia, mais alegria e mais sorrisos é o que a Nintendo quer com a Wii U para acabar com o conceito de "Sozinhos em conjunto". Para isso quer continuar a imprimir força ao conceito criado pela Wii, "Melhor Juntos". O lema de "Criar algo único" que define a Nintendo é algo que a Nintendo Wii U vai continuar a levar aos seus consumidores e mais é prometido para o resto da semana.

Notícia retirada da EuroGamer

0 comentários: