Satoru Iwata, Presidente da Nintendo, foi o único protagonista da
conferência Nintendo Pré-E3 2012 e como seria de esperar a Nintendo Wii U
foi o grande destaque. Foram revelados alguns novos detalhes sobre o
comando, sobre o sistema da consola e até sobre interatividade entre a
comunidade de jogadores.
Iwata confirmou os rumores que indicavam analógicos redesenhados
em relação ao protótipo apresentado na E3 2011 e mais do que isso, foram
feitos ajustes à parte traseira do comando para melhorar a forma como
acomoda as mãos e até a posição de alguns botões foi ajustada.
O Nintendo Wii U GamePad recebeu grande destaque nos momentos
iniciais e um dos elementos de realce foi o NFC reader/writer. Isto
permite ao comando da Wii U ultrapassar a barreira dos videojogos e
assumir outras funcionalidades, como servir de comando TV por exemplo.
O potencial de dois ecrãs foi evidenciado na apresentação do ano
passado mas agora Iwata reforçou uma relação mais dinâmica entre a TV e o
ecrã no comando. Para além de permitir duas perspetivas no mesmo jogo, e
até usar o ecrã no comando como auxílio, foi revelada a capacidade de
desenhar no ecrã do comando e ainda a presença do giroscópio e controlos
por movimentos.
A Nintendo demonstrou ainda a capacidade do comando em funcionar
em separado da TV para alguns jogos mais casuais e para algumas funções
específicas de alguns jogos. Isto permite que o jogador "se livre" da
televisão e não pare de jogar quando outra pessoa ocupa a TV.
Foi também anunciado o Nintendo Wii U Pro Controller, um comando
mais ao estilo clássico que vai ser vendido em separado e permite aos
jogadores acederem a uma alternativa no controlo dos seus jogos. É um
comando que procura colmatar quaisquer falhas que possam ficar por
preencher mas de momento não foi revelado o preço.
Durante um vídeo promocional foi demonstrada uma nova forma da
comunidade de jogadores interagir consigo mesma. Um jogador que se vê
face a dificuldades com um jogo, envia através do comando uma mensagem
para os fóruns a explicar o seu problema. Por todo o mundo, os jogadores
vão ler esse problema e vão poder ajudar o jogador que não consegue
passar determinada parte do jogo. Tudo enquanto o jogo fica em estado de
pausa.
Mais do que colocar mensagens em fóruns, foi demonstrada a
capacidade para falar com amigos em video-conferência para dois jogadores
partilharem experiências e obterem ajuda. A Nintendo acredita que isto é
uma forma muito mais pessoal e dinâmica de reunir a comunidade em torno
dos seus jogos.
Mii Wara Wara é o termo usado pela equipa de desenvolvimento para
descrever este novo sistema que reúne não só a nossa lista de amigos mas
todos os jogadores que falam a nossa língua e que estão a jogar o mesmo
jogo que nós. No menu da consola e do ecrã do comando podemos ver quais
os jogos que estão a jogar e quais os seus comentários sobre os mesmos.
Foi também apresentado um novo sistema chamado MiiVerse que pode
ser usado pelas equipas de desenvolvimento e que vai servir para ligar
as comunidades de jogadores. O MiiVerse não vai só ligar os jogadores
como vai criar mais empatia, quer seja pelo uso de mensagens de texto e
imagem entre os jogadores como os vai ligar quando não estão a jogar ao
mesmo tempo.
Iwata confirmou ainda que o MiiVerse vai ser uma janela social
que vai mais além da Nintendo Wii U e que vai ser possível aceder ao
MiiVerse através da Nintendo 3DS, PC e smartphones. É uma aplicação que
deve chegar no lançamento mas tal não está ainda confirmado por inteiro.
O uso do ecrã no comando para aceder a um navegador na internet
foi a forma como a Nintendo demonstrou as capacidades para usar dois
ecrãs em meios sociais. O exemplo dado foi que quem usa o comando vê e
prepara as coisas enquanto os restantes que olham para a TV esperam pelo
que vai surgir. Ao longo da conferência a forma como o ecrã no comando
funciona em separado do ecrã na TV foi fortemente realçado.
Mais empatia, mais alegria e mais sorrisos é o que a Nintendo
quer com a Wii U para acabar com o conceito de "Sozinhos em conjunto".
Para isso quer continuar a imprimir força ao conceito criado pela Wii,
"Melhor Juntos". O lema de "Criar algo único" que define a Nintendo é
algo que a Nintendo Wii U vai continuar a levar aos seus consumidores e
mais é prometido para o resto da semana.
Notícia retirada da EuroGamer
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