Passada a E3 2012 em Los Angeles, é chegada a altura dos rescaldos e
das ilações. Uma das que mais gosto nos dá, pelo menos é curioso, é
pensar nas ausências. Quais as maiores, as mais notadas, as mais
imprevistas, as menos explicadas e também os motivos relacionados com
essas mesmas ausências.
Mais curioso é quando verificamos jogos
que por si já andam desaparecidos de cena e que optam por assim
continuar nas alturas de grandes eventos como este. Tendo em conta o
elevado mediatismo de um evento desta envergadura, seria de esperar que
alguns estúdios e algumas companhias fizessem questão de mostrar ao
mundo que os seus projetos estão vivos.
Aparentemente nem todos
pensam assim e preferem deixar os desaparecidos de lado e mostrar outros
jogos ou até apresentar outras novidades e deixar os suspeitos do
costume num limbo de incógnita. Quanto às razões só podemos especular
mas é para isso que aqui estamos portanto vamos começar.
The Last Guardian (Sony Japan)
Provavelmente
a maior desilusão de grande parte da comunidade de jogadores adepta da
marca PlayStation. Revelado em Junho de 2009, o mais recente projeto de
Fumito Ueda foi uma das grandes armas da Sony na E3 desse ano, local
onde foi mesmo apresentado ao mundo. O resto do ano foi de escassas
informações e o jogo falhou a E3 2010, o que ao lado de uma continuada
ausência de novos detalhes, deixava o mundo na ignorância.
Finalmente
no TGS 2010 The Last Guardian voltou a surgir perante o público que
ficou com esperanças revigoradas e uma possível chegada em finais de
2011. Poucas informações, adiamentos implícitos como consequência, falha
novamente a E3 em 2011 assim como o TGS 2011 e em Outubro chegam
informações de deixar qualquer fã à beira do desespero, saídas na equipa
de desenvolvimento.
Em Dezembro é confirmada a saída do produtor
executivo e a Sony confirma que o próprio Ueda passaria a trabalhar como
freelancer até terminar o jogo. No início deste ano as informações
centraram-se no desmentir de cancelamentos e no confirmar do empenho de
lançar o jogo. Algo que não abonou nada a favor esta ausência por
completo da E3 2012.
Ryse (Crytek Budapest)
Recentes rumores
indicam que o desenvolvimento passou para a próxima geração de consolas e
que Ryse vai ser um jogo muito maior do que inicialmente visionado. A
Microsoft nada comenta sobre isso mas responde que Ryse falhou a E3 2012
porque simplesmente não estava num momento adequado para se mostrar.
Rumores
apontam uma mudança de estúdio e um crescimento no desenvolvimento mas
nada de oficial. Tendo em conta o grande destaque que recebeu na
conferência da Microsoft na E3 2010 e 2011, é de estranhar que não tenha
sido usado para promover o Kinect este ano.
Outro elemento que
não encaixa na pompa e circunstância das suas apresentações E3 do
passado é a escassa quantidade de informação sobre o desenvolvimento, a
pouca informação prestada pela Crytek ou pela Microsoft e a falta de
maior promoção no jogo tendo em conta o seu estatuto de exclusivo.
Agent (Rockstar North)
Na E3 de 2009 a Sony
apresentou ao mundo a fantástica notícia que a Rockstar estaria a
trabalhar num exclusivo para a sua PlayStation 3, de seu nome Agent. Sam
Houser da Rockstar revelou que a companhia acreditava que este ia ser
um dos melhores jogos de ação da geração.
Exceto uma única imagem,
o logótipo do jogo já que os supostos trabalhos de arte nunca foram
confirmados oficialmente como verdadeiros, nada tivemos que nos desse um
vislumbre mínimo que fosse sobre este Agent. As únicas notícias desde
2009 também parecem ter ficado paradas no tempo e na sua grande maioria
giram em torna da existência do jogo e da sua exclusividade PlayStation
3.
Nada de concreto alguma vez se viu sobre este Agent e desde então a
Rockstar já nos deu jogos como Red Dead Redemption, L.A. Noire, e Max
Payne 3. Sobre o futuro o que sabemos é que está a trabalhar em Grand
Theft Auto V, curiosamente a cargo do mesmo estúdio que supostamente
deveria estar a trabalhar em Agent.
Rainbow 6 Patriots (Ubisoft Montreal)
Este é
um daqueles que deixou uma tristeza bem pessoal pela sua ausência. Horas
de jogo passadas na Xbox 360 e PlayStation 3 em redor dos dois jogos
nelas lançados, deixaram bastantes saudades e desde a sequela em Março
de 2008, foi preciso esperar 3 anos para ver anunciado o novo jogo. O
momento chegou em Novembro de 2011 com confirmação oficial, trailer e
imagens de Patriots a mostrarem um produto atualizado e dinamizado.
Confirmadas
mais de 200 pessoas a trabalhar no jogo e um lançamento em 2013, o que
dava a entender um projeto ambicioso com o tempo necessário pela frente.
Os problemas surgem em Março deste ano quando é revelado que o diretor
criativo foi despedido e substituído deixando o futuro incerto.
A
E3 2012 teria sido um importante ponto para mostrar ao mundo que o
desenvolvimento continua com toda a força e que está aqui um título de
alta importância para a Ubisoft. O que aconteceu foi uma completa
ausência do jogo do evento e questões sobre se as mudanças na equipa não
afetaram o desenvolvimento de forma séria.
Thief 4 (Eidos Montreal)
Tendo em conta o
elevado perfil que a Eidos Montreal conquistou no ano passado com Deus
EX: Human Revolution, considerado como um dos melhores jogos do ano, e
tendo em conta o elevado destaque que Human Revolution obteve na E3
2011, é estranho que a Eidos Montreal tenha decidido passar ao lado do
evento.
O desenvolvimento foi confirmado em Maio de 2009 mas foram
precisos praticamente dois anos para tudo arrancar em pleno pois o
estúdio confirmou em Abril de 2011 que Thi4f iria ter toda a atenção. No
entanto o jogo tem andado ausente e as mais recentes informações
sugeriam algo ao nível de Human Revolution, um conceito redesenhado e
uma nova abordagem à série.
A E3 2012 teria sido mais do que ideal
para promover o novo jogo do estúdio que espantou o mundo com o mais
recente Deus EX mas a realidade foi bem mais dura, Thief 4 nem sequer
passou por Los Angeles.
Final Fantasy Versus 13 (Square Enix)
Este é
um dos casos mais gritantes para qualquer um que tenha acompanhado a
promoção desta atual geração de consolas e desde que foi anunciado em
Maio de 2006 que vai surgindo ocasionalmente e sem algo específico. A
Square Enix conseguiu mandar para as lojas os outros dois jogos da linha
Fabula Nova Crystallis apresentados ao mesmo tempo que este Versus e
ainda conseguiu apresentar a sequela de um deles, 13-2, sem a momento
algum dar aos seus fãs a sensação que Versus estava sequer a sair do
sítio.
Já considerado como Vaporware, a completa ausência da E3
2012 deixa-o ainda numa situação mas grave e a precisar de algo muito
forte que o sustente. Problemas no desenvolvimento, ausência dos maiores
eventos, poucos detalhes sobre o jogo em si e as suas mecânicas,
provavelmente Nomura lança mais rápido um Kingdom Hearts 3D2 ou um
Kingdom Hearts Vita do que nos apresenta Versus.
Rumores recentes
dizem que vai ser apresentado como Final Fantasy XV e Nomura confirmou
que está agora completamente dedicado a este projeto mas seis anos e a
contar parece demasiado para a paciência dos fãs.
Prey 2 (Human Head Studios)
Prey 2 foi
anunciado em Março de 2011 e o jogo da Human Head Studios foi mesmo um
dos maiores destaques no espaço da Bethesda na E3 2011. Depois da forte
promoção em torno do evento organizado em Los Angeles o jogo desapareceu
de cena e só ocasionalmente dava notícias.
No início deste ano
chegaram rumores que poderia ter sido cancelado, o que deixou alguma
estranheza e confusão tendo em conta o relativo alto perfil do título. A
Bethesda confirmou que o jogo foi adiado e não cancelado mas fontes
internas na Human Head confirmaram que os trabalhos haviam parado em
Novembro.
Problemas entre o estúdio e a editora parecem estar no
centro deste adiamento mas tendo em conta que a Bethesda justificou o
adiamento para melhorar o jogo, seria de esperar que pelo menos fosse
mostrado algo para acabar com as especulações.
Pete Hines da
Bethesda confirmou mesmo que a companhia ainda está a tentar resolver as
coisas com o estúdio e que o jogo só chega em 2013. Perante a sua
completa ausência ficamos a pensar que os problemas podem ser mais
graves do que querem deixar saber.
Beyond Good & Evil 2 (Ubisoft)
Foi em
Maio de 2008 que a Ubisoft anunciou ao mundo que estava a trabalhar na
sequela do aclamado jogo criado por Michel Ancel. Em Dezembro desse
mesmo ano Ancel confirmou que tinha recebido luz verde há 18 meses atrás
o que nos indicava que o desenvolvimento da sequela havia começado
algures entre Janeiro e Fevereiro de 2007.
Ao longo de 2009 e 2010
fomos recebendo indicações preocupantes que deixavam a antever um
futuro como o que temos atualmente, muita incerteza. Com Ancel dedicado
à revitalização de Rayman, que como sabemos deu resultado, o futuro de
BG&E2 parecia cada vez mais assustador.
Em 2011 foi anunciado
que o jogo só chegaria na próxima geração mas tendo em conta a presença
de jogos já a puxar para a próxima geração de consolas, como Watch Dogs e
Star Wars: 1313, foi estranho não ver BG&E2 no evento. A Ubisoft
garante que está a caminho, apenas temos que esperar.
Half-Life 3 (Valve Software)
Provavelmente o
título mais desejado na indústria dos videojogos e apesar da Valve ter
confirmado anteriormente que ia passar ao lado da E3 2012, não
resistimos a inserir este nome desta lista. Afinal de contas não estamos
perante um nome qualquer.
Qualquer jogador que esteja inserido na
realidade da indústria dos videojogos nos últimos anos sabe o peso e
valor deste nome. Fãs ansiosos por uma notícias que seja deitam
esperanças em tudo o que seja evento e notícia da Valve mas mais uma vez
ficamos sem saber nada sobre o tão aguardado título.
Overstrike (Insomniac Studios)
Este é um dos
jogos que mais espanto nos deixa pela sua ausência. Depois da surpresa
que foi na conferência da Electronic Arts na E3 2011, foi com estranheza
que vimos o jogo desaparecer completamente do mapa e acreditamos que
seria uma altura mais do que perfeita para a EA mostrar o futuro da
Insomniac. Desde Agosto do ano passado que nada é falado sobre
Overstrike e praticamente a única coisa que sabemos tem como base o
teaser de apresentação, o que é praticamente nada.
Promovido pelo
estúdio como um jogo de acção para quatro jogadores em modo cooperativo com
uma mistura explosiva de armamento exótico e história imersa,
Overstrike deixou boas indicações. No entanto desapareceu e recentemente
a Insomniac anunciou o exclusivo Ratchet & Clank: Full Frontal
Assault já agendado para o próximo Outono. Isto deixa-nos a pensar em
que estado está a parceria com a EA.
Killzone PlayStation Vita (Cambridge Studios)
Com
grandes títulos anunciados, é simplesmente estranho ver a falta de
atenção dada pela Sony à PlayStation Vita e este Killzone é somente um
entre muitos exemplos possíveis.
No ano passado ficamos deslumbrados com
pequenos segmentos deste jogo e foi desde logo um dos nomes mais
aclamados para o lançamento da portátil. No entanto, o nome parece ser
mais mencionado pelos fãs que anseiam por saber mais do que propriamente
pela própria Sony.
Em Fevereiro de 2011 foi confirmado que está a
cargo do Cambridge Studios e não pela Guerrilla Games e desde então não
mais se falou do jogo. Tendo em conta que a própria Sony afirmou não
estar a vender Vitas ao ritmo desejado, e tendo em conta a elevada
necessidade de títulos de elevado perfil para promover a plataforma, é
simplesmente bizarro a Sony ter deitado fora uma oportunidade como a E3
2012 para colocar o título na luz da ribalta.
Como habitualmente,
este é um tipo de temática que deixa espaço para todo o tipo de
interpretações e que cada um tem um jogo que certamente queria ver e não
viu. Caso tenham algum jogo que acreditem merecer constar desta lista
basta dizer o nome e explicar porquê, quem sabe seja inserido aqui no
artigo com a devida menção.
Alguns trailers e vídeos dos jogos referidos!
Notícia retirada da EuroGamer
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