O MCV recebeu declarações de especialistas do mercado digital da
Electronic Arts e BBC onde revelam as suas previsões sobre os formatos
futuros de distribuição de videojogos.
Um dos pontos assentes é a chegada de conteúdos chamados de
"Freemium", onde o jogador não paga nada para obter os primeiros
conteúdos.
Nick Earl da EA comentou, "O futuro não será sobre um pagamento
de uma só vez, o futuro é sobre os freemium. Um número já razoável de
pessoas acabam por gastar dinheiro, mas poderão não gastar muito, mas na
verdade pagam mais do que pensam".
O analista refere que não sabe se este sistema irá para as
consolas, mas que não é impossível, e afirma que as pessoas gostam de
coisas gratuitas. Salienta também que as pessoas irão pagar pelo que
experimentam, "e gostam disso".
Já Robert Nashak da BBC comentou que "gratuito é o que as pessoas
querem pagar por jogos", acrescentando, "O que é bonito no modelo
freemium é que na verdade favorece os jogos de qualidade, porque todos
poderão experimentar antes de comprar e penso que irá fazer com que a
qualidade em geral seja melhor".
Eugene Evans da conhecida Blockbuster, que aluga jogos, comentou
também sobre o assunto, referindo-se àqueles que acham que o modelo de
preço de retalho seja o melhor como estando a defender maus jogos.
Evans dá também o exemplo do Brasil, do elevado preço de
importação e que essa é uma das razões dos jogos free-to-play serem tão
populares no país.
O que vocês acham deste modelo de distribuição de videojogos? Aumentará a qualidade dos produtos como um todo?
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