Os benefícios da longevidade de uma geração de consolas depende
sempre do ponto de vista. Para a grande maioria dos jogadores, quando
maior melhor, pois não terão que gastar dinheiro em novas consolas tão
cedo. Mas para os produtores, é precisamente o contrário.
Nesta geração de consolas, tanto a Sony como a Microsoft já
mencionaram várias vezes um ciclo de 10 anos para as suas consolas, a
PlayStation 3 e Xbox 360, o que para o diretor de tecnologia da Square
Enix, Julien Merceron, é um erro.
"Esta geração está a ser demasiado longa, e digo isto porque tens
muitos produtores que trabalham numa nova plataforma, e talvez não
terão sucesso, por isso vão esperar pela próxima geração. Nesta geração
não podes fazer isto," disse Merceron ao Games Industry.
"Estes produtores foram para outros lados para ver se a relva era
mais verde. Eles encontraram os navegadores da Internet, o iOS,
encontraram outras coisas e muitos deles não regressarão às plataformas
hardware."
Na perspectiva do diretor de tecnologia da Square Enix, a Sony e a
Microsoft ajudaram outras plataformas a emergir e a fortalecerem com a
duração desta geração de consolas. A sugestão de Julien Merceron para o
futuro, é que as companhias apostem em arquiteturas simples para que
haja uma oportunidade para todos os produtores.
"Se começares a elevar a fasquia, mais estúdios vão morrer, mais
editoras vão morrer, haverá menos títulos nas plataformas, etc. Se for
mais acessível, darás mais oportunidades às pessoas, terás um melhor
portefólio para o lançamento"
Notícia retirada da EuroGamer
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